Pesquisar este blog

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Forças que defendem a privatização no SUS.

Por mais que o sistema público de saúde não esteja às mil maravilhas, ainda prefiro que exista e sou radicalmente contra a privatização. Pois, num país em que 90% da população trabalha 40 horas semanais para receber 1 salário mínimo, definitivamente não há condições para que se transfira tal demanda para o atendimento na rede particular. 
Se não houvesse saúde pública, os mais pobres - ou seja, 90% da população brasileira - ainda ficariam sem atendimento e as disparidades no tratamento permaneceriam as mesmas. 
Uma das justificativas para a privatização é a melhoria na qualidade do atendimento e dos serviços. Se isto for verdade, então com a privatização todos se tornariam clientes VIP e passariam a ter acesso a todos os exames necessários sem filas ou outras intercorrências. Será mesmo que isto é verdade? Faça um teste:
Experimente entrar em uma loja chique desarrumado e leve contigo um colega muito bem alinhado. Veja quem será melhor atendido... 
A qualidade no atendimento seria, no caso de uma privatização no sistema público de saúde, proporcional ao quanto o cliente poderia pagar...
É nessas questões que precisamos pensar quando nos referimos à privatizações. O neoliberalismo fomenta o individualismo sim! Quem disser o contrário está mentindo de forma descarada. Nesse sistema não há espaço para a solidariedade.
T.F.


Nenhum comentário:

Postar um comentário